ASSÉDIO MORAL – (COMO EVITAR)

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Você sabe o que é Assédio Moral?

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) editou a Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral – Pare e Repare – por um ambiente de trabalho mais positivo, que em suma define o Assédio Moral como a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades.

Trata-se de uma forma de violência que desestabiliza emocionalmente e profissionalmente o indivíduo e pode ocorrer através de acusações, insultos, gritos, humilhações públicas, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e outros.

Mas o que a empresa pode fazer para evitar?

De acordo com o TST, a melhor forma de prevenir é informar que a empresa não será tolerante com condutas assediadoras, tomando medidas para prevenir a ocorrência do Assédio Moral no ambiente de trabalho.

A prevenção pode ocorrer através de divulgação de Código de Ética e Conduta; promoção de palestras, oficinas e cursos sobre o assunto; realização de avaliações de riscos psicossociais no ambiente de trabalho; oferecimento de apoio psicológico e orientação aos colaboradores que se sentirem vítima de assédio; criar canais de recebimento e protocolos de encaminhamento de denúncias, entre outras medidas preventivas.

Toda empresa deve se atentar para um ambiente de trabalho respeitoso e agradável, pequenas discussões e desentendimentos cotidianos sobre assuntos de trabalho são normais, mas divergir não significa desrespeitar, devendo sempre se observar a civilidade nas relações, pois do contrário, fatalmente a empresa e os colaboradores estarão expostos ao assédio moral.

Leia Também

Artigos

AFINAL, O QUE É O CONTRATO DE NAMORO?

As relações afetivas contemporâneas vêm ganhando contornos cada vez mais peculiares. Em uma recente pesquisa do Colégio Notarial Seção São Paulo, foi contabilizado um aumento

Logo - Centro - Branco

Localização

Rua Enxovia, 472, Conjuntos 1409/1412
Chácara Santo Antonio – São Paulo

Contatos

5186-9599 / 5186-9591 contato@aoladvogados.com.br