STF DECLARA LEGÍTIMA A INCIDÊNCIA DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE TERÇO DE FÉRIAS

Compartilhe

A decisão recente do STF, em relação à incidência de contribuição previdenciária sobre o terço de férias, pode causar prejuízo financeiro para as empresas que, segundo a ABAT – Associação Brasileira de Advocacia Tributária, pode chegar a 100 bilhões de reais para os caixas das empresas privadas.

Isso porque, no último dia 28, o STF decidiu que é constitucional a cobrança da contribuição previdenciária patronal sobre o terço constitucional de férias, alterando o entendimento exarado anteriormente no sentido de que a questão poderia ser inconstitucional.

A maioria dos ministros seguiu voto do ministro Marco Aurélio, que assentou ser legítima a cobrança.

O ministro votou por prover parcialmente o recurso apresentado pela União, assentando a incidência de contribuição previdenciária sobre valores pagos pelo empregador a título de terço constitucional de férias gozadas, propondo a seguinte tese: “É legítima a incidência de contribuição social sobre o valor satisfeito a título de terço constitucional de férias.”

Vale ressaltar, que o resultado desse julgamento traz impacto relevante à carga tributária das empresas, principalmente daquelas que, nos últimos anos, não recolheram a contribuição sobre o terço constitucional de férias, amparadas pela jurisprudência favorável do Superior Tribunal de Justiça, firmada no Tema n° 479.

Assim, as empresas que, nos últimos anos, não recolheram a contribuição sobre o terço constitucional de férias, devem ficar atentas, pois caso não ocorra modulação (a fim de que esse novo entendimento valha apenas para o futuro), é possível que a Receita Federal efetue os lançamentos das contribuições de forma retroativa, limitados ao prazo decadencial de cinco anos, conforme previsto no Código Tributário Nacional.

Dessa forma, A. Oliveira Advogados Associados- AOL se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir em relação aos possíveis impactos da recente decisão no cotidiano de sua empresa.

Equipe Tributária São Paulo,

15 de setembro de 2020

Leia Também

AnyConv.com__Logo-Centro-Branco

Localização

Rua Enxovia, 472, Conjuntos 1409/1412
Chácara Santo Antonio – São Paulo

Contatos

5186-9599 / 5186-9591 contato@aoladvogados.com.br