Empresas que Adotam as Boas Práticas ESG Podem se Beneficiar Com a Reforma Tributária

Compartilhe

No Brasil, há muito tempo se discute sobre a necessidade de uma reforma tributária no país. Por vários motivos, principalmente das mudanças sociais e econômicas, o tema da reforma tributária tem sido tão debatido, mas sem grandes resultados, já que desde 1990 o processo de reforma não se move.

Hoje em dia, é necessário que as empresas demonstrem que exercem boas práticas ambientais e sociais (conhecida em inglês pela sigla ESG – environmental, social and governance), além da clássica governança corporativa.

Toda essa mudança nasce a partir da exigência dos investidores e entidades que verificam os impactos que a empresa causa ao meio ambiente, na sociedade e na própria governança corporativa. Tornou-se uma questão fundamental, os investidores não querem suas imagens relacionadas e seus fundos investidos em uma empresa que não colabora com a preservação do mundo e da sociedade.

O termo ESG/Tributação é a especialização ou subdivisão do tema ESG que se dedica a práticas, políticas e estratégias tributárias observando os impactos sociais, ambientais e de governança. Diante disso, cobra-se ao Poder Público a criação de políticas tributárias alinhadas com a política ESG, ou seja, voltadas a criação de empregos e o atendimento social da população, visando saúde, moradia e educação.

Atualmente, no Brasil, o Relatório de Transparência fiscal que deixa evidente o compromisso com a ESG/Tributação é facultativo. Porém, se a reforma tributária levar em consideração a ESG/Tributação, as empresas que já observam essas regras estarão na frente por estarem familiarizadas com ela.

Qual sua opinião sobre o assunto? Já ouviu falar sobre a ESG/Tributação? Deixe nos comentários. Ah, se tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

Leia Também

AnyConv.com__Logo-Centro-Branco

Localização

Rua Enxovia, 472, Conjuntos 1409/1412
Chácara Santo Antonio – São Paulo

Contatos

5186-9599 / 5186-9591 contato@aoladvogados.com.br