Veículo da Empresa – Posso Descontar do Salário do Meu Empregado por Possíveis Danos?

Compartilhe

Muitas empresas possuem veículos para serem utilizados nas atividades laborais dos seus funcionários. Mas, o que pode acontecer em caso do empregado receber alguma multa ou sofrer algum acidente? A empresa pode descontar do salário?

Essa resposta dependerá do que foi estipulado no contrato de trabalho, por isso, é importante que as empresas que disponibilizam carros aos seus funcionários já tenham uma política interna quanto a esses acontecimentos, que haja a previsão em contrato de trabalho, assinatura de termo de autorização e documentação dos empregados que utilizam o veículo.

Em casos de culpa do empregado, nada mais justo que a empresa realize o desconto, entretanto, quando comprovado que o funcionário não teve nenhuma atitude que configure sua culpa, o desconto não deverá acontecer. Ambas as partes devem estar preparadas para isso.

Não é proibido que o empregador faça o desconto no salário do funcionário, mas deve-se sempre analisar a situação e agir com boa-fé, não fazendo o desconto nos casos em que o funcionário não tiver culpa do ocorrido. Se você precisa ter certeza quanto a descontar ou não do seu colaborador, entre em contato com um advogado especialista.

Leia Também

AnyConv.com__Logo-Centro-Branco

Localização

Rua Enxovia, 472, Conjuntos 1409/1412
Chácara Santo Antonio – São Paulo

Contatos

5186-9599 / 5186-9591 contato@aoladvogados.com.br